Em feira dedicada ao setor, biotech brasileira apresenta dispositivos e tecnologias para
exames de sangue com resultados rápidos, entre eles marcadores cardíacos e até um
hemograma completo em até 30 minutos
Representantes da brasileira Hilab, especialista em tecnologia diagnóstica e saúde digital, participaram do 33º Congresso FEHOSP para apresentar sua tecnologia exclusiva que conta com a ajuda da Inteligência Artificial (IA) para realizar exames de urgências e emergências, como marcadores cardíacos, que podem indicar uma isquemia, angina ou infarto, e até um Hemograma completo, a partir da coleta capilar (extração de sangue da ponta dos dedos) e com resultados entre 3 e 30 minutos.
De 23 a 26 de abril a companhia esteve neste que é um dos principais encontros de hospitais filantrópicos e Santa Casas de São Paulo e reúne presidentes, diretores e administradores hospitalares do Estado. Lá, o público participante pode conhecer dispositivos que podem revolucionar o atendimento em saúde, acelerando a jornada do paciente no sistema e auxiliando em uma gestão mais estratégica do fluxo hospitalar.
Um dos grandes diferenciais das soluções oferecidas pela Hilab é que podem ser adaptadas para atender às legislações, além das regras de cada estabelecimento, especialmente no que diz respeito ao tratamento de dados. Além disso, por meio de computação em nuvem, disponibiliza dados em tempo real para situações de vigilância epidemiológica e rastreabilidade.
“A velocidade para o diagnóstico e definição de uma conduta de socorro e tratamento, é determinante para salvar uma vida. Porém, para além disso, você elimina longos períodos de espera e ocupação de leitos, separando os casos mais graves por ordem de prioridade baseada na condição fisiológica de cada um naquele momento, o que impacta em toda cadeia, garantindo uma operação eficiente e com governança”, explica Dr. Bernardo Almeida, infectologista e diretor médico da Hilab.
Em meia hora: dezenas de análises com um único exame Um dos destaques da Hilab no 33º CONGRESSO DA FEHOSP, é a tecnologia que permite realizar o um Hemograma completo Point-of-care (ponto de atendimento) a partir de poucas gotas de sangue, extraídas da ponta do dedo, e com acesso ao resultado em até 30 minutos, enquanto o método tradicional pode levar de 12 a 48 horas. Este exame está em quase metade dos pedidos médicos, segundo informações da ANS (Agência Nacional de Saúde), justamente pela capilaridade que oferece na detecção de dezenas de doenças, bem como a evolução de cada uma delas no corpo. A biotech curitibana é a única do mundo que oferece o serviço nesses moldes – verdadeiramente point of care e por punção capilar.
Com o dispositivo Hilab Lens, os profissionais de saúde coletam a amostra de sangue e a depositam em uma cápsula de análise. Dentro do aparelho, as informações da amostra são enviadas para o laboratório central da empresa, onde o exame é duplamente verificado: primeiro com recursos de Inteligência Artificial, e em seguida, por um profissional de saúde especializado em hematologia. Por fim, o laudo com o resultado é liberado.
O aparelho teve a sua eficiência provada por meio de uma operação piloto realizada no hospital brasileiro Erasto Gaertner, localizado em Curitiba (PR) e apontado por especialistas como referência para o tratamento clínico e cirúrgico de pacientes com doenças oncológicas. Além disso, seus estudos de efetividade foram apresentados e validados em artigos publicados pela Nature, uma das mais relevantes revistas científicas do mundo. Hoje, o dispositivo já está em uso em diversos estabelecimentos de saúde do Brasil, como empresas de medicina ocupacional, clínicas e farmácias, além de estar sendo testado em quase dez países.
Análises de eletrólitos e outros indicadores com resultados em até 5 minutos A Hilab também levará ao evento o Hilab Volt, o menor dispositivo laboratorial de eletroquímica do mercado. Um aparelho que cabe na palma da mão, pode ser levado a qualquer lugar e ainda funciona com análises remotas, via internet, de maneira muito simples, rápida e confiável. O equipamento faz a leitura de um eletrodo que interage com a amostra de sangue de forma seletiva e bastante eficiente. Com ele, é possível avaliar os índices de cálcio, sódio, potássio, e glicemia, entre outros elementos, entre 3 e 5 minutos. A solução também permite realizar exames a partir de poucas gotas de sangue extraídas da ponta do dedo.
Entre as opções do aparelho, estão testes imprescindíveis em um atendimento de urgência, mas também outros bastante tradicionais e conhecidos, igualmente relevantes numa situação que requer agilidade no diagnóstico e condução médica. No Volt, exames que medem cálcio, sódio e potássio, além do TGO e TGP, que indicam as condições do fígado. Tudo isso, em poucos minutos e alto padrão de qualidade.
Sobre a Hilab
A Hilab é uma biotech brasileira, especialista em tecnologia diagnóstica e saúde digital e uma grande parceira do Biohealth Curitiba Hub!
Fundada em Curitiba e com sede também em Manaus, desenvolve dispositivos e tecnologias disruptivas para exames de análises clínicas, utilizando apenas algumas gotas de sangue. Foi a primeira empresa do mundo a oferecer um Hemograma Completo por punção capilar e Point Of Care.
A partir de uma abordagem inovadora, possibilita a entrega de resultados em questão de minutos, proporcionando uma experiência mais ágil e eficiente. Utiliza uma plataforma que integra recursos de Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT), uma combinação que permite a digitalização de exames em qualquer local do mundo, funcionando como uma espécie de laboratório descentralizado. A empresa também oferece a possibilidade de realização de exames de forma in loco, sem a necessidade de enviar as informações remotamente.
Atualmente, oferece um portfólio com equipamentos pequenos, leves e portáteis, que podem realizar centenas de exames, dos mais simples e rotineiros até os mais específicos. É uma empresa que atua com times de especialistas em saúde e tecnologia, apoiados em estudos, pesquisas e dados, que corroboram com a transformação da jornada em saúde globalmente.